Descubra as principais vantagens de investir em tecnologia na medicina

6 minutos para ler

Quando se fala em evolução na área da saúde, é impossível não destacar o protagonismo que a tecnologia na medicina assume nesse processo. A conectividade, inteligência artificial, nanotecnologia, robótica e Internet das Coisas (IoT) são algumas das inovações que já estão presentes no dia a dia dos médicos de diferentes especialidades.

É uma nova era que aperfeiçoa e otimiza os trabalhos das equipes de saúde e também garante um atendimento e tratamento com mais qualidade e segurança para os pacientes.

Quer conhecer as principais vantagens de investir em tecnologia na medicina? Então, confira nosso post!

Melhora dos diagnósticos

Um ponto fundamental das inovações na área da saúde é a melhora dos diagnósticos. As especialidades de Radiologia e Medicina Nuclear, por exemplo, tiveram grandes avanços com equipamentos hospitalares cada vez mais tecnológicos e exames mais precisos, permitindo a identificação de lesões em órgãos, tecidos e outras estruturas em estágios iniciais, por exemplo.

É o caso dos resultados detalhados da ressonância magnética, tomografia computadorizada, cintilografia, mamografia, entre outros procedimentos.

Para o médico, essa tecnologia permite traçar um plano de tratamento mais eficaz e, para o paciente, significa um método simples e rápido de focar na prevenção, possibilitando que um simples problema se torne uma doença mais grave.

Possibilidade de acompanhamento a distância

O avanço da tecnologia da medicina tem propiciado ainda o acompanhamento do paciente a distância. Confira alguma das inovações a seguir.

Telemedicina

A telemedicina, por exemplo, permite a emissão de laudos por profissionais de outras localidades, permitindo aos pacientes o acesso a especialistas, independentemente do lugar onde ele está sendo atendido.

Aplicativos médicos

Há ainda o desenvolvimento de aplicativos que têm melhorado a relação médico-paciente, possibilitando o atendimento via internet para situações de casos mais corriqueiros, como gripes, dor de garganta, problemas de pele, diarreias, infecção de ouvido, entre outros.

São interfaces que trazem flexibilidade ao trabalho e ampliam a forma de atuação do clínico-geral e até do médico da família, que consegue acolher os pacientes e direcionar o tratamento de qualquer lugar por meio da tecnologia.

Dispositivos vestíveis

O acompanhamento de saúde também pode ocorrer por meio de dispositivos vestíveis, chamados de wearables, que monitoram o quadro clínico do paciente sem a necessidade da presença de um profissional.

Eles realizam, por exemplo, a medição da frequência cardíaca, da pressão arterial e de outras informações biométricas. É uma opção interessante principalmente para pacientes crônicos.

Eficiência na gestão

Os recursos digitais têm trazido ainda eficiência na gestão de clínicas e consultórios. Os médicos que querem empreender encontram softwares específicos para seu negócio, que possibilitam:

  • realizar a gestão financeira de forma mais prática, permitindo a transparência nas entradas e saídas de recursos da instituição, o que ajuda a traçar estratégias para o sucesso do negócio;
  • padronizar e automatizar diferentes processos, facilitando o trabalho das equipes e garantindo um serviço de mais qualidade ao público;
  • integrar as informações entre os setores, o que agiliza todo o atendimento;
  • fazer o agendamento de consultas e exames online, permitindo oferecer mais comodidade aos pacientes;
  • fazer o controle de estoques, evitando sobra ou perda de materiais e/ou medicamentos, o que melhora a gestão de compras e a relação com os fornecedores.

Otimização no atendimento

O investimento em tecnologia vai permitir que sua clínica ou consultório se destaque no mercado, pois o atendimento é otimizado, trazendo mais praticidade e conforto aos pacientes.

A coleta de dados automatizada, o prontuário eletrônico e a facilidade para a marcação de consultas vão melhorar todos os processos da instituição. Assim, você aumenta a produtividade das equipes e também reduz os erros, pois elimina uma série de atividades manuais.

Informações digitais do paciente

A tecnologia na medicina também permite integrar as informações do paciente por meio do software de prontuário eletrônico. Dessa forma, fica mais fácil para o médico fazer o atendimento e prescrever o melhor tratamento de maneira mais ágil e segura.

Isso porque todo o histórico da pessoa, como exames e terapias realizadas, alergias a medicamentos e outros dados de saúde devem constam nesse documento digital.

Para as clínicas e consultórios, o prontuário eletrônico é uma ferramenta importante para eliminar o uso de papel e facilitar o armazenamento dessas informações, que ficam na nuvem e podem ser acessadas pelos profissionais autorizados de qualquer lugar.

Para o paciente, é uma garantia de que seus dados estarão seguros e de que o atendimento será mais completo e eficaz.

Precisão nos procedimentos

Os recursos digitais permitem não apenas diagnósticos mais detalhados, mas também procedimentos mais precisos e seguros com o uso da cirurgia robótica, por exemplo.

Os robôs são comandados pelos médicos e realizam movimentos milimétricos, conseguindo operar com sucesso áreas do corpo com muitos nervos e vasos sanguíneos. É uma tecnologia que beneficia diversas especialidades, principalmente a urologia, ginecologia e oncologia.

Para o paciente, a vantagem é se submeter a uma cirurgia e realizar uma incisão pequena, reduzindo o risco de complicações e favorecendo a cicatrização e recuperação.

Nanorobôs

Falando em robôs, é preciso destacar ainda a nanorobótica, que trabalha com dispositivos feitos a partir do DNA, que podem ser utilizados para liberar medicamentos de forma controlada no organismo. Servem ainda para destruir células malignas sem afetar as células normais, uma revolução no tratamento do câncer.

Tratamentos mais completos

Com o apoio da tecnologia nos diagnósticos, do acompanhamento remoto do paciente e também com a possibilidade de realizar procedimentos com maior exatidão, os médicos conseguem oferecer um tratamento mais completo e com maiores taxas de sucesso.

Desse modo, as clínicas e consultórios que investem nas inovações de sua especialidade e em ferramentas para melhorar a gestão conseguem sair na frente da concorrência, além de fidelizar e atrair o público.

Viu só como a tecnologia na medicina não para de avançar em diferentes áreas? Portanto, é preciso estar atualizado quanto a esses recursos não só para oferecer um atendimento diferenciado, mas também para otimizar a gestão da instituição.

O conteúdo apresentado neste post foi útil para você? Então, aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como a inovação tem transformado o setor da saúde!

Posts relacionados

Deixe um comentário