Ser um médico empreendedor vem sendo um grande diferencial dos profissionais que se destacam no cenário da medicina atual. Embora as faculdades de medicina não preparem seus alunos para o empreendedorismo, o médico tem várias características de grandes empreendedores, como a resiliência, as habilidades de pesquisa e a capacidade de lidar com incertezas.
Por isso, conheça nossas dicas e invista em suas competências empreendedoras para ter uma carreira de destaque na medicina. Acompanhe!
1. Entenda sobre gestão de clínicas
O médico empreendedor não pode se abster de gerenciar sua clínica. Ainda que possa contar com uma equipe administrativa, é preciso ter uma boa noção sobre as finanças, entendendo conceitos básicos como fluxo de caixa, taxas e impostos, além de conhecer bem seus custos e lucros.
Desenvolver habilidades para gerir pessoas, manter o consultório organizado e dominar novas tecnologias também é essencial.
2. Tenha noções de mercado
Uma clínica ou consultório médico é um negócio como outro qualquer e, portanto, precisa ser sustentável. Para isso, é crucial conhecer o mercado no qual está inserido. Acompanhar as tendências e demandas é a melhor forma de enxergar as melhores oportunidades de negócio, fazendo as alterações necessárias no próprio empreendimento.
Nesse sentido, é importante conhecer todos os processos da clínica, e não apenas os que envolvem a prática da medicina. Afinal, a experiência do cliente começa muito antes da consulta.
3. Conheça sua concorrência
O mercado atual é altamente competitivo, e isso não é diferente na área da saúde. Pacientes são antes de tudo clientes cada vez mais exigente e antenados. Mais do que nunca é preciso saber se diferenciar para se destacar.
Não há como fazer isso sem conhecer a concorrência. Não se trata de copiar, mas de identificar os pontos fracos e fortes do atendimento prestado no seu consultório. A partir dessa análise, é possível definir que diferenciais a sua estratégia de marketing deve explorar, bem como onde é preciso inovar.
4. Foque na satisfação dos clientes
A propaganda boca a boca é uma das mais efetivas quando se trata de encher a sala de espera de um médico. Assim, para obter reconhecimento e fazer o seu nome no mercado, é preciso pensar da satisfação dos clientes, e assim fidelizar pacientes.
Além de retornar ao consultório, pacientes satisfeitos com o tratamento recebido recomendam os seus serviços, tornando-os divulgadores da sua marca. Não se esqueça de oferecer um atendimento humanizado, desde o agendamento até o pós-consulta.
5. Invista em divulgação
Outra grande característica de um bom empreendedor é a capacidade de divulgar o seu negócio. Embora o marketing médico deva respeitar certas limitações éticas e legais, ele precisa ser feito.
A presença nos meios digitais é indispensável. Além de colocar o seu consultório no mapa virtual, é a chance de estreitar a relação médico-paciente e de construir sua autoridade na internet. Investir no marketing de conteúdo, por exemplo, é uma ótima estratégia, já que saúde é um dos assuntos mais pesquisados online.
Ser um médico empreendedor demanda esforço, mas traz grandes vantagens, como a possibilidade de se destacar no mercado, investindo naquilo que realmente acredita, além de controlar a própria agenda e estabelecer o valor do seu trabalho.
Agora que você já sabe como se aventurar no empreendedorismo, que tal aprender um pouco mais sobre o controle de estoque para clínicas? Boa leitura!