7 equipamentos de UTI que não podem faltar ao montar essa estrutura

6 minutos para ler

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área fundamental nos estabelecimentos hospitalares, fornecendo uma estrutura robusta para o suporte à vida do paciente. Ela é montada com uma grande quantidade de aparelhos médicos que objetivam acompanhamento dos dados vitais e substituição de funções de um órgão doente ou em falência. Assim, os equipamentos de UTI são elementos decisivos para que essa unidade terapêutica possa ser colocada em funcionamento e para que ela auxilie no salvamento de vidas.

Quer aprender quais são os dispositivos que não podem faltar na Unidade de Terapia Intensiva? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

Qual a importância de conhecer os equipamentos necessários para montagem de uma estrutura de UTI?

Alguns equipamentos são exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que a UTI possa ser colocada em funcionamento. A regulamentação que estabelece os critérios mínimos para a UTI ser aberta é a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) número 7 de 2010. Isso significa que o espaço só receberá autorização para entrar em atividade se ele contar com determinadas máquinas.

A UTI é um ambiente importante para a recuperação e promoção da saúde. Além disso, ela fornece muitos rendimentos para o hospital. Com essa ala no estabelecimento, a rede de serviços oferecida fica mais robusta e é possível ampliar as possibilidades de atendimento da instituição de saúde.

O planejamento e a gestão da compra de aparelhos médicos devem ser feitos de forma detalhada e cuidadosa, pois a aquisição é um verdadeiro investimento para o hospital. Em instituições privadas, pode acontecer a compra direta, importação por linhas de crédito, locação e comodato. Já nas públicas, é necessário fazer licitação.

Outra questão relevante a ser considerada no momento da compra é o custo das manutenções periódicas e calibrações e o nível de consumo de energia do dispositivo. A implementação desses equipamentos representa novos custos para o hospital, mas também gera novos ganhos ao longo do tempo, além de fortalecer a estrutura de atendimento. A quantidade também deve ser levada em consideração, de acordo com a capacidade de prestação de serviços em saúde que o local possui. 

Quais são os equipamentos indispensáveis para montar uma estrutura de UTI?

Há vários dispositivos que não podem faltar em uma UTI. Veja a seguir os 7 aparelhos indispensáveis para essa estrutura!

1. Desfibrilador

O desfibrilador é um aparelho utilizado para casos de paradas cardiorrespiratórias. Ele emite um choque no paciente para o restabelecimento do ritmo do coração. Esse aparelho é fundamental para o salvamento de vidas e deve ser utilizado com grande agilidade por profissional capacitado nos casos de necessidade.

2. Oxímetro

O oxímetro é um aparelho capaz de medir a quantidade de oxigênio no sangue por meio do contato direto com determinadas áreas, como pulso, dedo ou lobo da orelha. A frequência cardíaca é lida e o teor de oxigênio é captado por um sensor luminoso. O equipamento também faz a medição de outros sinais vitais, como frequência do coração e da respiração.

3. Eletrocardiógrafo

O eletrocardiógrafo possui eletrodos que monitoram a atividade elétrica do coração. O objetivo é verificar o funcionamento do músculo e identificar se existem bloqueios, irregularidades ou partes que não estão se movendo de maneira adequada. Ele mostra o ritmo cardíaco de forma gráfica.

4. Ventilador pulmonar

Esse aparelho oferece ventilação pulmonar artificial para pacientes que estejam em um quadro de insuficiência respiratória, em que há dificuldade do organismo manter adequada troca de gases com o ar, resultando em taxas anormais de oxigênio e gás carbônico. O suporte respiratório fornecido pelo equipamento regula os índices dessas substâncias na circulação sanguínea.

5. Monitor multiparamétrico

O monitor multiparamétrico é utilizado para o acompanhamento contínuo do batimento cardíaco e de sinais vitais, como alterações na pressão arterial e queda de saturação de oxigênio. Ele é importante para o monitoramento da estabilidade do paciente e da tomada de medidas necessárias em caso de indicação de risco.

6. Cateteres e sondas

Os cateteres e sondas são usados para a administração de medicamentos, monitoramento e alimentação.

7. Estativas

As estativas são carrinhos para o suporte de equipamentos, sensores, tubos e cabos de alimentação. Tem uma função predominantemente ergonômica. São equipamentos com mobilidade e rotativos.

Por que é importante adquirir equipamentos de UTI de qualidade e como escolher os melhores? 

Escolher equipamentos de qualidade para a UTI é fundamental para o estabelecimento de saúde. Esses aparelhos têm a função de auxiliar na recuperação em saúde e falhas neles podem significar um sério risco para o paciente. 

Assim, adquirir os melhores dispositivos para a UTI é um passo importante para que o hospital cumpra com a sua função social e para que a instituição tenha credibilidade no mercado. Além disso, é necessário dedicar atenção aos processos de limpeza e manutenção, pois são procedimentos imprescindíveis para a durabilidade do maquinário.

Para escolher os melhores itens para a Unidade de Terapia Intensiva, é fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado e buscar equipamentos com certificação e regulamentação. Faça orçamentos, verifique se a empresa oferece manutenção e tenha atenção ao processo de higienização do produto, pois um item de difícil limpeza pode gerar entraves na rotina hospitalar. Busque também uma boa relação custo-benefício e questione sobre a durabilidade do equipamento de UTI.

Para montar uma UTI, há alguns aparelhos que são exigidos na estrutura. Alguns deles são os desfibriladores, oxímetros e os monitores multiparamétricos. É fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado e planejar o orçamento para fazer esse investimento. A UTI tem uma função muito importante na instituição ao receber casos de maior gravidade, demandando o uso de dispositivos de qualidade.

A Medcomex é uma empresa que realiza a comercialização de aparelhos médicos e hospitalares, contando com e-commerce e mais de 50 vendedores parceiros em todo o país. Fornecemos equipamentos de elevada qualidade, excelente design e tecnologia avançada além de disponibilizarmos serviços de manutenção e calibração. Contamos com engenheiros clínicos de alta performance e equipe multiprofissional. 

Então, gostou de nossas informações sobre os equipamentos de UTI? Aproveite e visite a página da Medcomex! Teremos prazer em te ajudar a montar a Unidade de Terapia Intensiva com dispositivos de alto padrão!

Posts relacionados

Deixe um comentário