A importância do atendimento humanizado para conquistar pacientes!

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Para fidelizar pacientes é importante que sua clínica ou consultório ofereça uma experiência diferenciada desde o primeiro contato do público com seus serviços até a pós-consulta.

Para isso, além do conhecimento técnico-científico dos profissionais e tecnologias empregadas, torna-se imprescindível adotar o atendimento humanizado.

Quer entender melhor a definição desse conceito, sua importância e como colocá-lo em prática? Então acompanhe nosso post e descubra como conquistar pacientes e se destacar em sua área!

O que é o atendimento humanizado?

É uma tendência da Medicina, em que a assistência se volta para uma atenção integral ao paciente, não apenas direcionada para um incômodo específico ou sua doença. O médico e outros profissionais de saúde devem acolher a pessoa, entender sua condição, escutar suas queixas e tirar suas dúvidas.

É muito comum que as pessoas estejam fragilizadas e com medo na hora da consulta, por isso o médico deve amparar o paciente com o atendimento humanizado. Deve oferecer um ambiente confortável, olhar nos olhos do indivíduo, atender sem pressa e explicar em detalhes o plano de tratamento e prescrição de medicações.

Por que ele é importante?

O atendimento humanizado, além de fidelizar pacientes, é um fator que auxilia no sucesso do tratamento, pois a relação médico-paciente fica mais próxima. Isso ocorre porque a pessoa se sente segura para relatar sobre suas dores, problemas e histórico de saúde, o que facilita a escolha da melhor conduta a ser adotada.

Além disso, o paciente se compromete a seguir o que foi prescrito e retorna à clínica para a continuidade ao tratamento ou para fazer o check-up de rotina.

Para o médico, é uma maneira de fazer seu consultório se destacar e ainda conseguir uma divulgação espontânea dos seus serviços, pois quem é bem atendido tem mais chances de indicar o profissional para amigos, familiares e outras pessoas conhecidas.

Como colocá-lo em prática em sua clínica ou consultório?

Confira a seguir algumas dicas para colocar o atendimento humanizado em prática na sua clínica.

Ofereça um ambiente adequado

Estamos falando em acolher bem o paciente, por isso a ambientação da clínica deve ser pensada no conforto dele e de seu acompanhante. Mantenha o espaço limpo e organizado para passar uma boa impressão.

Ofereça poltronas ou cadeiras, deixe um cantinho com água e café e mantenha o local climatizado. Música ambiente e deixar a senha do wi-fi em um local visível também são medidas indicadas.

Contar com equipamentos médicos tecnológicos e manter as manutenções em dia também é importante para evitar qualquer imprevisto que comprometa o atendimento.

Treine sua equipe

A equipe deve ser cordial para tratar todos os pacientes, seja no telefone, seja no próprio consultório. Deve estar disponível para tirar todas as dúvidas e dar as orientações ao público sempre que necessário.

Então, para que todos os colaboradores “falem a mesma língua” e adotem a mesma conduta de humanização com os pacientes, a recomendação é oferecer treinamentos periódicos.

Mantenha sua agenda organizada

A rotina das pessoas é corrida e ninguém quer perder tempo na recepção esperando para ser atendido. Dessa maneira, o médico deve ter uma agenda organizada com um intervalo adequado para cada consulta. Deve evitar também atrasos e, em caso de qualquer imprevisto, é preciso ter a política de avisar os pacientes com antecedência.

Receba feedbacks

Como saber se todas as etapas do atendimento em sua clínica estão humanizadas e oferecem uma boa experiência ao público? Recebendo feedbacks dos pacientes, por meio de pesquisas de satisfação, em formulários de papel ou online.

Viu só como o atendimento humanizado é fundamental para fidelizar os pacientes? Ao acolher o público com um ambiente confortável e oferecer uma atenção integral você aprimora a qualidade dos seus serviços, melhora a reputação da sua clínica e mantém sua agenda sempre cheia.

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